MotoGP, 2022, Portugal, TL3: Miguel Oliveira na frente, queda de Marc Marquez
Miguel Oliveira foi esta manhã o mais rápido na terceira sessão de treinos livres. Numa sessão ainda muito marcada pela chuva e várias quedas, com o tempo de 1’50,552 o piloto luso da KTM esteve intocável e tem praticamente garantida a passagem ao Q2. Marc Marquez caiu forte mas está bem.
A chuva continuou em Portimão na manhã de sábado, com temperatura do ar de 12 graus e temperatura da pista de 11 graus, ainda estava fresco. Pelo menos o vento tinha parado.
Pela primeira vez desde que abandonou o MotoGP, a estrela do FP3 Valentino Rossi apareceu nas boxes da sua Mooney VR46 Racing Team. Depois de apenas quatro voltas Miguel Oliveira ficou a 0,228 segundos do melhor tempo de sexta-feira do oito vezes campeão mundial Marc Marquez com uma volta de 1’50.894. Jack Miller (Ducati) também melhorou. Então ficou claro que tudo ainda estava em aberto na luta pelo top 10 e, portanto, por uma entrada direta no Q2.
Após dez minutos, Marc Márquez causou preocupação na HRC com uma queda na curva 8. O forte impacto arrancou a viseira do seu capacete, mas o espanhol de 29 anos voltou para as boxes. Foi ainda pior para a família Márquez, o irmão Alex caiu pouco depois na curva 4 – ele tinha imaginado de forma diferente o seu 26º aniversário.
Após os primeiros quinze minutos, Oliveira assumiu a liderança nas tabelas de tempos combinadas com o tempo de 1’50.583 minutos. Na volta seguinte, o piloto de fábrica da Yamaha, Fabio Quartararo, subiu para segundo, apenas 0,023 segundos atrás. No entanto, Oliveira baixou o tempo-alvo novamente para 1’50.552 e Joan Mir ficou entre o vencedor do Mandalika e Quartararo.
A meio da sessão de 45 minutos, Brad Binder melhorou para o 4º lugar, Aleix Espargaró também chegou ao top 10. No entanto, a chuva ficou mais pesada novamente, mas Binder ainda conseguiu dois melhores tempos absolutos do setor, mas depois caiu forte com a sua KTM RC16 na curva 9. O sul-africano de 26 anos saiu ileso, apesar da partida rápida.
Pecco Bagnaia e Enea Bastianini viam a passagem ao Q2 comprometida, Remy Gardner da Tech3 KTM causou uma bandeira amarela na curva 7, Darryn Binder da WithU-Yamaha também caiu na curva 3, a 13 minutos do final. Cinco minutos antes do final, foi a vez de Marco Bezzecchi cair na curva 1 – a sua segunda queda forte do fim de semana. No entanto, o estreante entrou no Q2 em sétimo lugar. Marc Márquez voltou à pista nos últimos minutos, com seu melhor tempo na sexta-feira ficou em 5º lugar.