MotoGP, 2022, Argentina, Aleix Espagaró (1º): “Estou muito orgulhoso do feito que alcançámos”
A Aprilia triunfou no Grande Prémio da Argentina, obtendo a sua primeira vitória na classe de MotoGP juntamente com Aleix Espargaró – o herói de Termas de Rio Hondo.
Para o fabricante de Noale, uma das marcas mais vitoriosas na história das corridas de motociclismo, esta foi a vitória número 295 no campeonato do mundo, a primeira na nova era de quatro tempos da categoria rainha de MotoGP, após inúmeras vitórias conquistadas nas categorias de 125 e 250 cc.
Domingo foi um dia histórico também para Aleix Espargaró no dia do seu 200º GP na categoria rainha. Como verdadeiro capitão de equipa, o espanhol de 32 anos foi a estrela de um fim-de-semana para recordar, composto por uma pole position, a vitória, e a volta mais rápida da corrida.
“Estou muito orgulhoso do feito que alcançámos”, começou por dizer o irmão mais velho de Pol Espargaro, que chorou comovido na box da Honda com o triunfo do familiar.
“Abordámos um longo caminho para chegar aqui, mas finalmente conseguimo-lo! Foi um fim-de-semana fantástico, mas não foi uma corrida simples. Nos treinos livres fui extremamente rápido, bem como na sessão de aquecimento, mas na corrida lutei um pouco com a falta de aderência.”
“Não perdi o ânimo. Tentei mudar as configurações electrónicas várias vezes para ultrapassar estes problemas e, no final, consegui melhorar. Fui mais rápido que o Martín por alguns décimos, mas não foi nada fácil ultrapassá-lo, em parte porque era uma situação nova para mim. Nunca tinha estado em posição de lutar por uma vitória no MotoGP. Foi verdadeiramente emocionante, especialmente a última volta.”
“Estou extremamente feliz pela Aprilia, por mim, e pela minha família. Merecemo-lo. Gostaria de agradecer mais uma vez a toda a equipa, que está a trabalhar arduamente em Noale e no Grupo Piaggio pelo apoio. Agora estamos à frente no campeonato, mas vamos tentar aproveitar este momento positivo, continuando a divertir-nos e mantendo os nossos pés bem assentes no chão”. Concluiu Aleix.
Graças a esta vitória, Aleix Espargaró é agora líder na classificação geral dos pilotos com 45 pontos, mais uma demonstração de um início de temporada mais do que positivo para toda a equipa Aprilia Racing.