MotoGP: Pais e filhos campeões, um caso raro!

Por a 18 Novembro 2021 10:00

É um caso raro, e só acontece de muitos em muitos anos, mas há filhos que seguem as pisadas dos progenitores para se tornarem campeões do mundo no motociclismo. Gardner e Remy, recentemente coroado campeão de Moto2, quebraram uma vez mais o gelo, depois de Kenny Roberts e Roberts Jr. … E se quisermos mudar de campo, para o motocross, o lendário Harry Everts e Stefan Everts!

Até 2021, nas 73 temporadas de Grandes Prémios de velocidade no motociclismo, havia apenas uma dupla de pai e filho que tinha vencido o campeonato do mundo: o lendário Kenny Roberts e Kenny Roberts Jr. que conseguiu com a Suzuki um segundo lugar no GP de Portugal em 2000, chegando a Campeão do Mundo com 4 vitórias no Mundial de 500cc.

Porém, os Gardner passam desde este ano a fazer parte desse circulo restrito de familiares superdotados com o recém coroado Campeão do Mundo de Moto2 Remy Gardner em Valência, com o australiano a reproduzir o sucesso do seu pai, Wayne, campeão mundial de 500cc em 1987 – e é numa espécie de homenagem que o filho de 23 anos usa o  número 87!

A dinastia Roberts

Apelidado de ‘King Kenny’, é justo dizer que o americano mudou as regras do jogo das corridas de motos quando fez a sua estreia nos Grandes Prémios a tempo integral com a Yamaha em 1978, vencendo o título de 500cc na sua primeira tentativa. Foi o primeiro americano a conquistar o Campeonato Mundial de 500cc e Roberts manteve o título em 1979 e 1980 antes de se retirar no final da temporada de 1983, onde terminou em segundo atrás do também americano Freddie Spencer.

Já a carreira de Roberts Jr. foi bastante mais curta. Em 2000, conquistou o título de 500cc com a Suzuki, entregando à fábrica de Hamamatsu o seu primeiro título depois de Kevin Schwantz em 1993. Roberts Jr encerrou a sua carreira em 2006 com impressionantes 22 pódios, sendo oito deles vitórias, sendo terceiro classificado no GP de Portugal (Estoril) desse ano onde lutou com Valentino Rossi e o inesperado vencedor Tony Elias.

Gardner tem sucessor

Participando numa das eras mais disputadas dos Grandes Prémios de motociclismo, Wayne Gardner alcançou 52 pódios e 18 vitórias correndo contra nomes como Wayne Rainey, Randy Mamola, Kevin Schwantz, Eddie Lawson, Freddie Spencer e Mick Doohan. Gardner conquistou o título das 500cc em 1987, com lesões que o atormentaram nos anos que se seguiram. Retirou-se em 1992, mas Gardner teve uma vitória final emocionante em Donington Park, e como o primeiro Campeão Mundial australiano de 500cc, abriu as corridas de motos para um público muito mais amplo e ganhou uma legião de fãs.

O filho de Wayne, Remy, entrou a tempo integral no Campeonato do Mundo em 2015 na Moto3, mas ele teria que esperar até ao GP da Argentina de 2019 para o seu primeiro pódio. Mais quatro pódios – incluindo uma primeira vitória em Portimão – foram recolhidos pelo australiano, antes de uma mudança para a Red Bull KTM Ajo em 2021. O resto, como dizem, é história. Gardner tornou-se Campeão do Mundo e agora espera juntar-se ao compatriota Jack Miller entre os vencedores no MotoGP.

Kenny Roberts, Wayne Gardner e Roberts Jr. fazem parte do Hall of Fame onde estão as maiores lendas do motociclismo… falta apenas Remy, que contúdo já lhe segue as pisadas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x