SBK, 2021, Navarra: Rea esmaga na Superpole
Rea fez a Superpole das SBK numa sessão elétrica em Navarra com vários líderes
O Irlandês atacou logo de início e nem as condições meteorológicas nubladas importaram. A ronda da Pirelli de Navarra tinha visto até agora três pilotos diferentes no topo das três sessões, e a sessão de Superpole foi mais uma vez tão imprevisível como as de antes.
Num final elétrico, Jonathan Rea (Kawasaki Racing) fez sete pole positions consecutivas, embora toda uma série de pilotos se tenham revezado à frente de início.
A sessão começou e, de imediato, a estratégia foi fundamental. Numerosos pilotos saíram com o pneu Superpole Q, enquanto outros optaram por pneus de corrida.
Pilotos como Scott Redding (Ducati Aruba) optaram por ficar na boxe, tal como fez em Most, a fim de terem uma pista livre para o fim. Quando as primeiras voltas chegaram ao fim, Jonathan Rea tornou-se o primeiro piloto a definir um tempo de volta nos 1:36, antes de ter sido dois décimos mais rápido na sua segunda volta.
Tom Sykes (BMW Motorrad) ficou em segundo após a primeira volta, enquanto Andrea Locatelli (Yamaha Pata) ficou provisoriamente em terceiro.
Lucas Mahias (Kawasaki Puccetti Racing) foi uma surpresa em quarto, enquanto Kohta Nozane (Yamaha GRT) foi nono a chegar às etapas finais, com quatro Yamaha dentro dos dez primeiros.
Nos últimos cinco minutos, Alex Lowes (Kawasaki) veio de fora dos dez primeiros para segundo estabelecendo uma volta sub-1:37 para apoiar os esforços do seu companheiro de equipa.
Axel Bassani (Motocorsa Racing) foi também da 14ª posição para quinto, e o independente da Ducati também chegou à pole provisória com uma volta sublime para colocar a sua Ducati no topo.
Contudo, isso seria apenas o início, pois Tom Sykes foi ao topo da tabela a seguir, mas foi depois batido por Scott Redding, que deu uma volta soberba, mas não foi suficiente, pois Jonathan Rea bateu os dois a caminho da sua sétima pole mágica, e 30º para a Kawasaki, e que é também a 99ª do fabricante.
Redding manteve-se segundo na décima primeira fila da sua carreira, enquanto Tom Sykes levou a sua terceira primeira fila da época para pôr três fabricantes na primeira fila.
Rea torna-se o segundo piloto na história das SBK a conquistar sete poles consecutivas, igualando o recorde de Ben Spies de 2009, quando o próprio Rea era um novato.