MotoGP, 2021, Estíria: MiniGP World Series estrutura-se, Portugal confirmado
As Federações podem agora solicitar a sua inclusão no FIM MiniGP World Series de 2022 a caminho da MotoGP
2021 deu as boas-vindas ao novo conceito das MiniGP World Series, parte do caminho para MotoGP.
Agora estão abertas as candidaturas para fazer parte das séries em 2022. Concebida para unificar e padronizar as competições MiniGP de todo o mundo sob o mesmo guarda-chuva, a MiniGP World Series da FIM visa criar uma plataforma igual para os jovens pilotos de todo o mundo e aumentar as suas capacidades e oportunidades.
Federações e CONUs (uniões continentais) podem agora candidatar-se a fazer parte da série de 2022, com candidaturas abertas até ao dia 28 de Fevereiro de 2022.
Existem três tipos de Taça:
Taça Nacional FIM MiniGP: organizada por ou através de uma FMN (Federação Nacional)
FIM MiniGP Regional Cup: organizada por ou através de várias FMNs
FIM MiniGP Continental Cup: organizada por ou através de um CONU
Em 2022, cada série deve incluir um mínimo de cinco provas (em 2021 eram quatro) e 10 corridas (anteriormente oito).
Quanto ao primeiro ano da série, as candidaturas para 2022 devem ser feitas à FIM, através de um formulário de candidatura que a FIM fornecerá a cada federação nacional/continental.
Uma vez terminado o período de candidatura, a FIM selecionará as Taças que irão formar a segunda FIM MiniGP World Series.
A série inaugural em 2021 compreende para já 11 Taças confirmadas:
FIM MiniGP Alpe Adria Series
Série FIM MiniGP França
Série FIM MiniGP Indonésia
Série FIM MiniGP Irlanda
Série FIM MiniGP Itália
FIM Série MiniGP Malásia
Série FIM MiniGP Holanda
Série FIM MiniGP América do Norte
Série FIM MiniGP Portugal
Série FIM MiniGP Espanha
Série FIM MiniGP UK
As competições que fazem parte do 2021 FIM MiniGP World Series não precisam de voltar a candidatar-se para 2022, mas devem cumprir as condições de 2022 e enviar o seu calendário de 2022 à FIM e à Dorna Sports um mínimo de três meses antes do primeiro evento.
O FIM MiniGP Qatar Series, com um calendário dividido entre 2021 e 2022, também já está confirmado para fazer parte do FIM MiniGP World Series 2022.
O guia atualizado fornece uma visão abrangente dos regulamentos, condições, equipamento, requisitos técnicos e próximos passos para cada FMN/CONU, promotor ou interessado se quiserem fazer parte da FIM MiniGP World Series em 2022.
Isto inclui uma recapitulação de como cada Taça deve ser disputada para ser aceite, bem como detalhes relativos a horários, pistas e muito mais.
Explica-se a origem e o preço do equipamento, motociclos e pneus necessários, bem como o design e as salas de estar que serão necessárias para uma Taça que seja aceite na FIM MiniGP World Series.
Há dias, foi confirmado aqui que a série portuguesa será disputada em máquinas Ohvale de 160cc importadas pela RameMoto, em parceria com a FMP.