Endurance, 2021, 12H Estoril: Yamaha YART faz a pole
A equipa oficial da Yamaha dominou a segunda sessão de qualificação e sai para as 12 Horas do Estoril à frente da BMW Motorrad e da Yoshimura SERT Motul.
A primeira moto de Superstock, a BMRT 3D Maxxess Nevers ficom em 9º na grelha.
A equipa oficial do Yamaha YART saiu-se muito bem no Estoril na manhã de sexta-feira na segunda sessão de qualificação.
Com o calor a começar a apertar, Karel Hanika bateu o recorde estabelecido em 2020 por Markus Reiterberger na qualificação.
O checo da Yamaha oficial estabeleceu uma volta impressionante de 1:37.674, mesmo à frente do seu colega de equipa Marvin Fritz em 1:37.857. O par foram os únicos dois pilotos abaixo da marca de 1:38 na sessão.
Na média dos três melhores tempos de equipa, a YART domina com quase um segundo de vantagem sobre a BMW Motorrad e a Yoshimura SERT Motul.
A Honda France F.C.C. TSR começará em quarto lugar à frente da Tati Team Beringer Racing, ainda na frente apesar da ausência de Alan Techer, e da VRD Igol Experiences. Estas duas equipas privadas Kawasaki estão à frente de duas equipas oficiais, Ducati ERC Endurance e Kawasaki France Webike SRC Trickstar.
Em Superstock, uma Kawasaki dominou. Primeiros desta categoria na grelha, a BMRT 3D Maxxess Nevers começará amanhã na 9ª posição, à frente da Moto Ain, atrasada nos treinos por quedas.
Outros concorrentes para a vitória da Superstock são a Equipa 33 Louit April Moto, a Yamaha Wójcik Racing Team e a Honda National Motos.
Na sequência dos acidentes ocorridos ontem nos treinos, dois pilotos tiveram de se retirar da corrida devido a lesões.
Dominik Vincon foi substituído por Nigel Walraven na BMW da Team LRP Poland.
Na equipa Players, Axel Aynié e Arnaud de Kimpe terão de partilhar juntos as 12 horas de corrida na ausência de Matthieu Thibault.
O início das 12 Horas do Estoril será dado no sábado às 9 horas de Portugal.