MotoGP, 2021: Possível Wildcard para Pedrosa em Spielberg e Misano
O piloto de testes da KTM Dani Pedrosa poderia fazer até duas corridas este Verão, segundo a direção da KTM
Com Dani Pedrosa, que tem agora 35 anos, e Mika Kallio (38), a KTM Factory Racing é a única equipa de MotoGP a ter dois pilotos de teste a tempo inteiro para a categoria rainha.
Mas Kallio faz 39 anos a 8 de Novembro, e não tem sido totalmente convincente com o seu desempenho como piloto substituto na KTM.
Em 2019 substituiu Johann Zarco, e em 2020 Iker Lecuona sem grandes resultados. Possivelmente a grave lesão no joelho do GP de Sachsenring de 2018 e também o acidente na pista de gelo no Inverno passado, que resultou numa fratura da tíbia e do perónio a 28 de Fevereiro, também deixaram a sua marca no veterano da Finlândia.
Agora o vice-campeão Mundial de 125cc de 2005 (66 acima, na KTM) e vice-campeão de Moto2 de 2014 (na Kalex) também perdeu a oportunidade de disputar um GP caseiro pela primeira vez na sua carreira em Julho.
O GP finlandês do Kymiring foi cancelado, mas de qualquer modo, a KTM já tinha decidido não dar a Kallio um wildcard para este evento.
As inscrições como wildcard para Mika Kallio já tinham sido canceladas após o acidente do Sachsenring há três anos, devido ao risco acrescido de lesões.
Será que a KTM terá de procurar um substituto para Kallio, com 39 anos de idade, num futuro próximo?
“Bem, ambos os nossos pilotos de teste já estão numa idade avançada”, admite o Director da KTM Motorsport Pit Beirer. “A certa altura teremos certamente de pensar num piloto de testes mais jovem. Mas neste momento sentimo-nos muito confortáveis com os dois que temos. O trabalho de Mika é muitas vezes diferente do que Dani Pedrosa faz. Não temos apenas trabalho de teste onde se monta no último segundo. Também temos muito trabalho fundamental a fazer, onde é necessário experimentar chassis, amortecedores ou garfos completamente novos. Portanto, Mika ainda tem um trabalho importante, e Dani ainda mais”.
Entretanto, a KTM candidatou-se a dois wildcard de MotoGP para Dani Pedrosa: para o GP da Estíria (Spielberg-1) a 8 de Agosto e para Misano a 19 de Setembro.
Stefan Bradl, pela Honda, e Michele Pirro, pela Ducati também competirão lá com wildcard.
“Mas nem todos os wildcard solicitados têm de alinhar necessariamente”, é a palavra de Munderfing, deixando em aberto de Pedrosa participará ou não.