MotoE, 2021, Catalunha: Pons aproveita azar de Granado para vencer, Pires nos pontos em 13º!
O rookie obteve uma soberba vitória em Barcelona quando o homem da pole foi obrigado a partir do pitlane, com Aegerter e Torres no pódio
O estreante Miquel Pons (LCR E-Team) produziu uma fantástica atuação no Campeonato do Mundo de MotoE na Catalunha para ganhar na classe elétrica pela primeira vez por 0,531s.
Já o Português André Pires não cometeu erros, aproveitando-se de uma série de quedas para terminar bem nos pontos.
Dominique Aegerter (Dynavolt Intact GP) em 2º está a um ponto do líder da classificação Alessandro Zaccone (Octo Pramac MotoE), com o vencedor da Taça do Mundo Jordi Torres (Pons Racing 40) a ocupar o degrau final na tribuna.
Eric Granado teve um problema pouco antes do início da corrida, o que causou um atraso na partida, com Granado conduzido para fora da grelha.
Após uma breve paragem, Aegerter agarrou o holeshot com Pons a subir pela parte de dentro na Curva 10 para ficar em segundo.
Como vimos em todas as classes este fim-de-semana, jogos de cone de ar eram a norma na longa reta final e Zaccone liderou, depois Aegerter voltou para a frente antes de Pons acabar por assumir a liderança na primeira esquerda na penúltima volta.
Tendo dado uma segunda volta mais rápida do que os líderes quando lutava para regressar do arranque das boxes, Granado caiu na Curva 4.
Os oito primeiros ficaram cobertos por apenas 1,8s na última volta, mas Pons permaneceu 0,3s à frente, depois da queda de Mattia Casadei (Ongetta SIC58 Squadracorse).
O líder do Campeonato Zaccone levou a bandeira axadrezada em 4º para manter intacta a sua vantagem sobre Aegerter, mas há apenas um ponto a dividi-los na classificação geral.
Yonny Hernandez (Octo Pramac MotoE) terminou a corrida em 5º, que é o seu melhor resultado da época.
Fermin Aldeguer (Openbank Aspar Team), de 16 anos de idade, ficou em 6º lugar a apenas 1,7s da vitória, promovido um lugar depois de Matteo Ferrari (Indonesian Gresini) ter excedido os limites da pista na última volta.
Lukas Tulovic (Tech3 E-Racing), Hikari Okubo (Avant Ajo MotoE) e Corentin Perolari (Tech3 E-Racing) completaram o top 10 no Circuito de Barcelona-Catalunya.
Xavi Cardelus (Avintia Esponsorama Racing) e Jasper Iwema (Pons Racing 40) caíram ilesos, ajudando André Pires a ascender na ordem à posição final de 13º e 3 pontos… O Português está agora em igual 13º no Campeonato com 11 pontos.