MotoE: Granado bate Torres para fazer terceira E-Pole
O vencedor da corrida de Le Mans não cometeu nenhum erro no sábado à tarde, e o líder dos Treinos Livres Aldeguer teve de se contentar com 7º
São três E-Poles de três no início de 2021 para Eric Granado da One Energy Racing depois do brasileiro ter produzido uma notável tempo de 1:50.446 para vencer o incumbente Jordi Torres da Pons Racing 40 por menos de uma décima na tarde de sábado.
Dominique Aegerter (Dynavolt Intact GP) completa a primeira fila da Enel MotoE no Gran Premi Monster Energy de Catalunya.
O vencedor do Campeonato do Mundo de 2019 Matteo Ferrari (Indonesian E-Racing Gresini) marcou um tempo de 1:51.187 para dar ao líder da perseguição ao título Alessandro Zaccone (Octo Pramac MotoE) um tempo a bater e foi exactamente isso que o italiano fez.
Zaccone foi o primeiro piloto a entrar nos 1:50s na E-Pole com um 1:50.813 enquanto nove pilotos esperavam a sua vez na corrida de uma volta para a pole position em Barcelona.
Mattia Casadei (Ongetta SIC58 Squadracorse) encaixou o seu Energica Ego Corsa em 2º, 0,264s fora do tempo de Zaccone, antes de Aegerter definir a sua melhor volta do fim-de-semana para a pole provisória por 0,094s.
Miquel Pons (LCR E-Team) foi o seguinte a definir um tempo e o espanhol falhou em bater Aegerter por um nada, ficando em segundo por apenas 0,007s.
No entanto, Torres subiu logo à frente, fixando um tempo de 1:50.517.
Foi então a vez de Tulovic dar a volta e no Sector 1, o alemão estava 0,408s sob o tempo de Torres. No entanto, Tulovic não conseguiu manter a sua vantagem na linha e acabou em 4º, com apenas Granado e Fermin Aldeguer (Openbank Aspar Team) ainda por sair.
O primeiro setor de Granado foi logo 0,337s sob o ritmo de Torres, e foi praticamente a mesma coisa através do Sector 2. Granado estava dois décimos acima no terceiro e o vencedor de Le Mans cruzou a linha e tomou a pole provisória por 0,071s.
A seguir era Aldeguer, e a primeira metade da volta não foi bem para o novato rápido, com o jovem de 16 anos 0,404s abaixo do tempo de Granado, antes de perder meio segundo na terceira divisão. Aldeguer levou a bandeira axadrezada em 7º, meio segundo abaixo de Granado.
Atrás do trio principal situou-se Pons na Fila 2, com Tulovic e Zaccone prontos para arrancar de 5º e 6º respetivamente.
Aldeguer lidera a Fila 3 de Casadei e Ferrari, com Cardelus a completar um top 10 coberto por 0,952s.
André Pires, sem surpresas, ficou em último, embora tirando quase um segundo e meio ao seu tempo dos primeiros treinos.