SBK, 2021, Estoril: Será que os pilotos poderão utilizar os Pirelli SCX no Estoril?
As estratégias dos pneus são uma parte sempre importante nas SBK e o slick SCX da Pirelli poderá entrar em jogo para as duas corridas mais longas no Estoril…
A campanha de 2021 das Superbike está apenas na sua segunda ronda, mas já há um tema chave: a importância dos pneus.
No Circuito Estoril, com condições meteorológicas consistentes que se esperam, a questão chave parece ser se o pneu SCX da Pirelli poderá ser utilizado tanto na Corrida 1 como na Corrida 2.
Na Ronda do Estoril de 2020, apenas um piloto utilizou o pneu SCX em ambas as Corridas 1 e 2 ,Loris Baz. O francês terminou em nono na Corrida 1 e não terminou a Corrida 2. Nenhum piloto utilizou o SCX na Tissot Superpole do ano passado, com o pneu SC0 a escolha preferida da grelha.
Durante o Treino Livre 2, Giorgio Barbier (Director de Moto Racing da Pirelli) explicou porque acredita que o pneu SCX poderia ser utilizado durante a Ronda:
“No ano passado, o SCX funcionou bem em todo o lado, mas não aqui no Estoril. Nesta pista, no ano passado, encontrámos uma superfície muito má devido à história das corridas de automóveis e também há muita poeira e nunca a limpámos. As temperaturas eram muito baixas em comparação com as actuais. Pela manhã, a pista estava realmente melhor. As temperaturas estão agora perto dos 50 graus e o SCX está a voltar. Scott acabou de terminar uma simulação de 19 voltas com um resultado muito bom. Todos os outros estão a trabalhar no SCX e espero que usem, com certeza, na Superpole, mas provavelmente até numa corrida longa”.
Depois da acção de sexta-feira, Jonathan Rea (Kawasaki Racing) falou sobre a possibilidade de utilizar o pneu SCX nas provas mais longas da Corrida 1 e Corrida 2.
Disse ele: “Esta opção de utilizar o pneu SCX em comparação com o SC0 está bastante próxima em algumas pistas. Em Aragón, estivemos perto. Fiz o teste de lado a lado com os pneus. Para ser honesto, o tempo da volta na simulação da corrida foi bastante semelhante, mas senti que o carácter do SC0 era melhor especialmente no final da corrida, quando preciso de algo com que lutar. Fiz uma volta completa de corrida com o pneu SC0 e senti-me realmente forte no final; senti-me mais forte no final do que no início, por isso só precisamos de fazer parar a coisa”.
Rinaldi usou o pneu SCX com grande efeito na Ronda de Teruel de 2020 para reclamar a sua primeira vitória mundial na Corrida 1, e também explicou as possibilidades do pneu SCX. Disse ele: “No ano passado, ninguém utilizou o SCX. Hoje alguns tipos tentaram-no, por isso à tarde decidimos experimentá-lo porque o pneu SCX é um pneu que funciona mais ou menos bem para mim, mas com os outros pilotos o ano passado não funcionou. Experimentámo-lo e parece que o pneu SCX funciona. Verificaremos os dados e tentaremos novamente compreender se ele pode terminar a corrida e se puder, utilizaremos esse pneu”.
As opiniões parecem estar divididas pela grelha sobre se o pneu SCX pode ser utilizado tanto na Corrida 1 como na Corrida 2 no Circuito Estoril. Uma combinação dos dados do ano passado e das condições meteorológicas deste ano, mais uma época do ano diferente para a corrida deste ano, as estratégias disponíveis este ano poderiam apimentar mais uma vez o espectáculo.