SSP300, 2021, Aragón: Superpole para Ton Kawakami, Duarte evolui
O piloto brasileiro resistiu ao desafio de Adrian Huertas para reclamar a pole por apenas 0,004s, a margem mais apertada de sempre das SSP300, enquanto Santiago Duarte se continua a adaptar
História foi feita no Campeonato Mundial de Supersport 300 com o intervalo mais próximo de sempre entre o primeiro e o segundo na sessão Tissot Superpole para a prova em MotorLand Aragón.
Kawakami foi para o topo da tabela por volta da metade da sessão e ficou lá para reclamar a sua segunda pole position, inicialmente ao lado do irmão Meikon Kawakami (AD78 Team Brasil by MS Racing), embora fosse Adrian Huertas (MTM Kawasaki) que se qualificou em segundo, reclamando a sua primeira primeira partida de sempre na primeira fila da classe. O mais jovem vencedor de sempre nas SSP300, Unai Orradre (Yamaha MS Racing) qualificou-se em terceiro lugar.
Tom Booth-Amos (SKM Kawasaki) começará as duas corridas a partir do quarto lugar após uma sessão forte, a menos de dois décimos de Kawakami.
Inigo Iglesias (SMW Racing) recuperou de uma queda no treino de sexta-feira para garantir uma partida de segunda linha, à frente de Meikon Kawakami.
O francês Samuel di Sora (Equipa Líder Flembbo) vai partir em sétimo lugar, à frente do Campeão do Mundo Jeffrey Buis (MTM Kawasaki), enquanto procura manter a sua coroa. Bruno Ieraci (Machado CAME SBK) foi o nono com Victor Rodriguez (Accolade Smrz Racing) a completar os dez primeiros.
O Campeão do Mundo de 2017 Marc Garcia (2R Racing) começará fora dos dez primeiros com 11º lugar, partilhando a quarta linha com Ieraci e a Campeã do Mundo de 2018 Ana Carrasco (Kawasaki Provec) enquanto ela continua o seu regresso de lesão.
Houve um par de quedas ao longo da sessão com Vicente Selfa Pérez (Machado CAME SBK) e Alessandro Zanca (Kawasaki GP Project) ambos a caírem das suas motos na Curva 9 e incapazes de definir um tempo após os incidentes.
Bahattin Sofuoglu (Biblion Yamaha Motoxracing) também caiu da sua moto na Curva 9 no final da sessão, depois de ter definido um tempo suficientemente bom para o 14º lugar.
O colega de equipa de Zanca, Alex Millan Gomez, foi recrutado como substituto de última hora de Alejandro Carrion e qualificou-se no 26º lugar.
Harry Khouri (Fusport – RT Motorsports by SKM Kawasaki) foi 15º na sua primeira sessão de Tissot Supersport na classe, ultrapassando o seu colega de equipa mais experiente, Dorren Loureiro, que começará no 21º lugar. James McManus (Equipa# 109 Kawasaki) e Indy Offer (SMW Racing) irão partir na 39ª e 40ª posições, respetivamente.
Lá atrás, Santiago Duarte continua a sua evolução na 41ª posição, embora sem igualar o tempo de ontem.