Moto3, 2020, Aragón: Vietti e Arbolino procuram ganhar terreno

Por a 14 Outubro 2020 16:30

A luta pelo título de Moto3 vê agora quatro pilotos a 20 pontos… com outros 25 pontos em jogo em MotorLand

Outra corrida, outra montanha-russa de Moto3 e mais um lançamento dos dados em Le Mans vê o Campeonato de Moto3 a caminho do Grande Prémio Michelin de Aragón um pouco mais picante do que há apenas uma semana.

Por um lado, o herói da casa Albert Arenas (Aspar Solunion Team) está de volta ao topo depois de um pódio em Le Mans.

Há algum tempo que as classificações pareciam uma corrida a três cavalos, mas já não. John McPhee (Petronas Sprinta) é agora quinto depois de ter sofrido outra queda, e é Celestino Vietti (Sky VR46) que saltou para o terceiro lugar com mais uma vitória impressionante.

Atrás dele está Tony Arbolino (Rivacold Snipers), que está a ganhar terreno em virtude de alguns pódios consistentes, mas ainda não subiu ao topo.

Então, quem é o favorito em MotorLand? É difícil dizer, mas Arenas está em casa e em forma.

Tendo perdido antes de Le Mans por culpa própria, vai esforçar-se por conseguir outra vitória e carimbar alguma autoridade na classificação, mas há algumas motivações sérias que alimentam os que estão na perseguição.

Para McPhee está a tornar-se agora ou nunca, mas aqueles que estão à sua frente estão tão perto do topo que quase podem saborear a vitória. Arbolino quer acabar uma seca de vitórias, e para Vietti são apenas 16 pontos entre ele e o topo.

Se voltarem a atacar, o Campeonato pode voltar a ser muito diferente…

Mas e Ogura? Desde Barcelona que a consistência de marca do piloto japonês tem estado ausente, embora tenha recuperado dois pontos sólidos de duas posições difíceis de qualificação.

Poderá dar a volta em MotorLand? Há algumas boas memórias da pista para o número 79, pelo menos foi onde subiu ao primeiro pódio. No segundo ano pode usar isso como trampolim para voltar ao jogo? Já teve pódios, agora teve uma pole position… Só falta a primeira vitória.

Jaume Masia (Leopard Racing), entretanto, tem a primeira vitória, e estava a olhar para uma segunda até às duas últimas voltas em França. Pode-se esperar que esteja na luta em MotorLand, também território de casa para ele, tal como para o compatriota Raul Fernández, da KTM Red Bull Ajo, que ainda não conseguiu chegar à batalha final pelo pódio.

E depois há Darryn Binder (CIP Green Power), que venceu em Barcelona e depois teve um problema mecânico em Le Mans. Estará na luta, como sempre, mas há mais. O azar de Ayumu Sasaki (KTM Red Bull Tech 3) chegou finalmente ao fim em França, com o piloto japonês a passar da melhor qualificação do ano para o melhor resultado em corrida, e ninguém arruinou o seu dia.

Poderá ele manter-se com o grupo da frente, juntamente com o único da classe que já ganhou aqui, Romano Fenati da Sterilgarda Max? E quanto a Gabriel Rodrigo (Kömmerling Gresini) e Dennis Foggia (Leopard Racing)? Foggia, tal como Ogura, subiu ao seu primeiro pódio em MotorLand…

A coisa está a aquecer e, com sorte, o tempo vai ajudar em Aragón.

Vietti e Arbolino poderão ganhar mais terreno? Arenas vai contra-atacar? Ou os outros irão estar no grupo da frente a lutar pelo pódio?

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x