MotoGP Qatar: Asia Talent Cup com duelo entre Hamada e Furusato
A temporada da Copa Idemitsu Asia Talent teve a sua 1ª Corrida no Circuito Internacional de Losail, que foi um clássico, com Kanta Hamada a defrontar o estreante Taiyo Furusato e os dois a cruzarem a linha a apenas de centésimas de distância.
Foi o mais experiente Hamada que ficou por cima para conquistar a sua primeira vitória depois de um ataque perfeitamente lançado, com o pódio concluído por Syarifuddin Azman depois de uma sólida corrida do malaio para abrir a sua conta em 2020.
Fora da linha, foi Furusato que teve um arranque quase perfeito a partir da pole.
O australiano Harrison Voight ficou ligeiramente entalado a partir do segundo lugar da grelha, e Hamada e Azman não precisavam de convite para passar e assumir a perseguição.
Voight sofreu um despiste, deixando um dos favoritos para o pódio enfrentando uma luta de volta à frente.
Entretanto, Furusato mantinha a sua diferença por um tempo, mas Hamada carregou e alcançou a liderança. Azman, entretanto, tinha conseguido afastar-se daqueles que estavam apenas atrás, mas o malaio não parecia ter muito em mão para enfrentar os dois homens à sua frente.
Furusato e Hamada eram, assim, os únicos homens capazes de andar nos 2:11s.
Volta a volta foi um clássico jogo de xadrez e táticas entre os dois na frente, até cerca de cinco voltas para o final, com ambos a darem um espetáculo fantástico.
Hamada tinha experimentado sair da curva final no cone de ar em várias ocasiões, mas depois de sair largo para a Curva 1 na última volta o número 8 de repente tinha uma montanha para trepar. Pouco tempo depois, porém, foi a vez de Furusato sair um pouco largo e assim os dois acabaram juntos nas últimas curvas.
Hamada estava em posição de atacar escondido atrás de Furusato e conseguiu a sua primeira vitória na IATC em grande estilo e por apenas 0,032 de segundo.
Qatar IATC Corrida 1
1 Jap Kanta Hamada
2 Jap Taiyo Furusato
3 Mal Syarifuddin Azman
4 Jap Gun Mie
5 Jap Shoki Igarashi
6 Mal Sharul Sharil
7 Jap Masaya Hongo 9
8 Jap Rei Wakamatsu
9 Aus Carter Thompson
10 Aus Max Gibbons