Moto3: Arbolino comemora aniversário com a pole
Previa-se que Fernandez não repetisse a façanha da Q1, e foi mesmo isso que aconteceu. Na curta sessão Q2 que se seguiu, o espanhol deu lutam mas Arbolino e McPhee estavam à altura, disputando a primazia da sessão, e logo a pole, até aos últimos segundos.
Atrás de Fernandez a partir do 4º lugar, uma longa fila encabeçada por dois asiáticos Ogura e Suzuki, incluía Antonelli, a revelação no molhado Yourchenko, Fenati, Canet e Masia, que não perdeu tempo a saltar para 6º atrás de Lopez.
No entanto, a 5 minutos do fim, a diferença entre McPhee e Arbolino era nada, 16 milésimas a dada altura, e o escocês ia trocando de lugar com o Italiano da Honda Leopard quase a cada volta, até que Fernandez suplantou mesmo McPhee, por quase meio segundo.
A luta pela pole passou a ser entre o aniversariante Arbolino e Fernandez, sem dúvida animado pela recente passagem pelo topo da Q1.
McPhee ataca de novo, mas entretanto Aron Canet na KTM Sterilgarda e logo a seguir Suzuki e Antonelli, a poucos segundos do final, juntam-se aos da frente, o Japonês com o segundo tempo, mas a 0,833 de Arbolino.
O Italiano celebrou os anos da melhor forma com a pole, seguido de McPhee, Antonelli, Suzuki, Fernandez, Canet, Yurchenko, Masia, Ogura, Lopes e Fenati em 11º…