Jonathan Rea arrasa na 1ª manga de SBK pela 5ª vez no Circuito Algarvio
A primeira prova de Superbikes no Autódromo Internacional do Algarve, designado no calendário de 2018 como ” Nolan Portuguese Round “, decorreu esta tarde num excelente ambiente, um dia quente com algumas nuvens, e uma assistência que este ano se prevê poder superar os 50.000 nos 3 dias de prova e bater recordes
Com a pole conseguida desta feita por Eugene Laverty em Aprilia, com um tempo de 1.40.705, Jonathan Rea em Kawasaki ocupava o 2º lugar na grelha a apenas 60 centésimas, com a primeira linha de grelha a ser fechada por Melandri na Ducati. Três marcas distintas em primeira linha, duas italianas e uma japonesa.
Logo a seguir estavam Savadori, Van der Mark e Sykes. Na 4 ª linha Fores, havia de ser protagonista pela negativa pois na 2ª curva logo na primeira volta, falha uma travagem e atinge Laverty, caindo ambos e terminando a corrida nesse momento.
No fim da primeira volta Rea já liderava logo seguido por Melandri e Savadori, este a realizar um excelente arranque e a colocar-se na traseira de Melandri. Jonathan Rea realizava o melhor tempo com 1.42.304 tendo mantido um ritmo bastante alto durante toda a corrida e sendo dos poucos pilotos a rodar quase sempre nos 1.42.
Van der Mark em Yamaha e Davies em Ducati concentravam entretanto a atenção da corrida com uma luta muito interessante pelo 4º lugar com Sykes a 2s de ambos a ocupar a 6ª posição.
Entretanto Rea ía dilatando a sua diferença para Melandri e, a 10 voltas do final, levava já 2.2 de vantagem sobre o 2º classificado. Van der Mark nesta altura estava a distanciar-se de Davies e a aproximar-se de Savadori que acusa a pressão e acaba por cair a 9 voltas do final passando Mark Van der Mark a ocupar o 3º lugar. Lá atrás Baz e Torres têm também uma interessante luta pelo 6º lugar tendo Baz na sua BMW levado a melhor sobre a MV Agusta de Torres.
Até final mantiveram -se as posições com Jonathan Rea a dilatar a sua liderança cortando a meta com 4 segundos para Melandri e 6.5s para Van der Mark. Rea confirma assim a sua liderança com uma 5ª vitória consecutiva na classe de Superbikes e precisamente a 5ª vitória conseguida no Circuito de Portimão, em 2014 a 1ª vitória com a Honda e em 2015 e 2017, vitórias nas duas mangas na prova no Algarve já com a Kawasaki.
Jonathan Rea lidera o Campeonato em Kawasaki com 395 pontos seguido de Chaz Davies em Ducati com 291 pontos e Van der Mark com 264.
Amanhã às 15.15 realiza-se a 2ª manga de Superbikes no AIA Autódromo Internacional do Algarve. Não percam.
Classificação da 1ª Manga de SBK no Nolan Portuguese Round