BMW R100 Scrambler/Tracker – Preparação by Kern & Hide

Por a 23 Maio 2018 18:55

O modelo da BMW R100 / 7 “airhead”, refrigerada a ar, foi fabricado na segunda metade dos anos 70, com um motor boxer de 70CV, que foi pioneiro no desenvolvimento de alguns dos modelos desportivos da marca hoje em dia.

O atelier de Design de Evan Jonhson projectou e realizou esta belíssima Scrambler/Tracker com base precisamente numa BMW R100/7 de 1978. O objectivo de início era o de transformar o ar “pesado” da moto original e criar uma moto leve o suficiente para rodar de forma descontraída, tanto em terra como em alcatrão.

O pai de Evan, Joe, de 61 anos teve um papel determinante no desenvolvimento deste projecto. Experiente preparador, com muitos trabalhos realizados sobretudo em Harleys e em outras motos ao longo de muitos anos e quase sempre para si próprio.

O design esteve a cargo do filho Evan, proprietário e designer na firma Kern & Hide que refere que para além do sua profissão como designer o que mais gosta é de trabalhar em projectos com o seu pai, referindo que herdou o “bichinho” ao acompanhar durante anos na garagem de sua casa o hobby do seu pai.

O projecto foi por isso desenvolvido em conjunto pelos dois, pai e filho, com o objectivo de servir de elemento de promoção da sua empresa de design.

A inspiração foi nas antigas Scramblers e Trackers com motores de arrefecimento a ar e o objectivo foi o de criar uma silhueta aligeirada cortando e diminuindo a dimensão e o impacto visual de quase todas as partes que integram o projecto dentro de princípios minimalistas de menos é mais.

Entre outras alterações destacam-se a ignição que foi substituída por uma ignição electrónica da Alpha, o sub-quadro foi desenhado e realizado de raiz, o banco foi realizado em fibra de carbono foi estofado a pele italiana, a caixa que aloja a bateria e a M-Unit está perfeitamente alojada debaixo do mesmo e invisível, e Evan teve também o cuidado de colocar toda a cablagem o menos visível possível.

A pintura em negro brilhante contrasta com o mate de algumas partes do motor da R100, e os escapes do tipo megafone têm também acabamento em preto mate, realidade que ajuda a minimizar o impacto visual do conjunto e a reforçar a sua sobriedade e o look vintage.

author avatar
Pedro Rocha
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x