MotoGP: Andrea Dovizioso renovado e recordista
Embalado pela confirmação da sua continuidade na Ducati por mais dois anos, o piloto italiano foi a grande figura da segunda sessão de treinos livres do Grande Prémio de França, no circuito de Bugatti-Le Mans.
‘Dovi’ foi o mais veloz, com a marca de 1m31,936s (único a entrar no segundo 31), e mostra que é preciso contar com ele durante o fim de semana, depois de nos últimos Grandes Prémios ter estado mais discreto. Para além disso o transalpino estabeleceu um novo recorde oficial da volta mais rápida, ao circuito gaulês, por parte de um protótipo de MotoGP. O anterior recorde estava na posse, desde 2015, de Jorge Lorenzo (1m31.975s). Sem dúvida um dia em cheio para Andrea Dovizioso.
Marc Márquez foi o segundo a 0.168s do primeiro posto e foi secundado por Valentino Rossi, que exibiu uma boa forma. Mais uma vez três construtores diferentes ficaram representados nas três primeiras posições. Seguiram-se Maverick Viñales e Johann Zarco, que confirmam a competitividade, já esperada, da Yamaha em França.
Jack Miller foi sexto na frente de uma competitiva KTM de Pol Espargaró. Já o seu colega, Bradley Smith, foi mesmo o único piloto que não melhorou de uma sessão para a outra.
Nota ainda para inclusão de Aleix Espargaró e a Aprilia, com a nona posição, num top 10 onde apenas faltou a Suzuki dos construtores que, atualmente, estão a competir em MotoGP. A marca de Hamamatsu esteve um pouco abaixo do esperado com Andrea Ianonne e Álex Rins em 14º e 15º, respetivamente. Mais uma vez Takaaki Nakagami foi o melhor estreante ao obter o 17º tempo. Tudo isto num dia onde 16 pilotos em 24 ficaram separados por menos de um segundo. É obra!
Classificação agregada das duas sessões: