Novas KTM 250 XC e 300 XC de Cross a 2 Tempos para 2019
Também as KTM a 2 tempos de Cross, a 300 XC e a 250 XC, sofreram alguns melhoramentos para 2019, desde pequenos pormenores a intervenções mais profundas. Em ambos modelos o quadro foi alterado e o motor reposicionado. O quadro é agora mais rígido e resistente para melhorar a estabilidade em linha recta e o motor rodou cerca de 1º para cima. De acordo com a KTM esta alteração tem como objectivo melhorar o grip/aderência na roda dianteira.
Também as suspensões WP sofreram melhoramentos para 2019 sendo agora mais rígidas de forma a compensarem também o novo desenho e rigidez do quadro realidade. Tanto na suspensão dianteira como no amortecedor dianteiro foram introduzidos melhoramentos para garantir maior estabilidade a alta velocidade. O amortecedor traseiro tem um novo piston interior. As mesas da suspensão dianteira são também mais rígidas para aumentar a estabilidade da moto.
A distância entre eixos aumentou também graças à maior dimensão do braço oscilante traseiro, sempre com o objectivo de dotar os modelos de 2019 de maior estabilidade a alta velocidade.
As novas XC montam agora novas caixas de ar de maior dimensão e novo sistema de tubagens que permitem maior fluxo de ar ao mesmo tempo que que são mais efectivos em dificultar a acumulação de pó junto ao filtro Twin Air. Também ao nível do setup dos carburadores foram feitos ajustes tendo em conta o maior fluxo de ar.
Nos dois modelos foram maquinadas as respectivas janelas de escape com o objectivo de melhorar a precisão da “Power valve” e dotar os motores de mais potência. Os escapes, desenhados também pela WP, são agora mais estreitos e têm um design específico para conseguirem maior distância ao solo e para proteger melhor contra a ocorrência de pancadas e amolgadelas. A WP garante que este novo design vai também favorecer o aumento das rotações do motor. Os silenciadores nos dois modelos 300XC e 250XC, são totalmente novos e são agora fixos por abraçadeiras em aço em vez de as de plástico dos modelos anteriores.
Foi dada especial atenção também ao sistema de arrefecimento no sentido de evitar o sobre aquecimento dos motores. Os radiadores da WP são montados numa posição mais baixa para melhorar o centro de gravidade e o sistema de circulação de líquido refrigerante é agora mais eficiente,graças a uma nova bomba de água de maior potência. Os radiadores têm agora maior resistência a danificarem-se em caso de caída e são mais estreitos facilitando assim uma posição do piloto mais chegado à frente.
O depósito é agora de 10 litros e o sistema de tampão de fácil abertura. Os plásticos foram redesenhados pela KTM R¶D e pela firma de Design Kisha com o objectivo de dotar o piloto de maior mobilidade.e o banco é agora mais confortável e revestido por uma capa anti-deslisante. Finalmente para dar maior resistência e estabilidade ao guarda-lamas traseiro o sub-quadro foi alongado em cerca de 4 cm.