Moto3 – GP do Japão: Romano Fenati vence em Motegi
A corrida de Moto3 do GP do Japão que teve lugar à chuva terminou com a vitória de Romano Fenati (Marinelli Rivacold Snipers) que desta forma adiou a entrega do título de Campeão a Joan Mir (Leopard Racing), numa corrida que teve apenas 13 voltas, ao contrário das habituais 20, após uma demorada limpeza da pista depois de a moto de um piloto ter derramado óleo na pista, o que acabou por atrasar todo o programa da 15ª ronda do Mundial
Na largada Niccolò Antonelli (Red Bull KTM Ajo) saiu disparado para assumir o comando da corrida, levando na sua roda Romano Fenati (Marinelli Rivacold Snipers) e Aron Canet (Estrella Galicia 0,0).
Já Nicolo Bulega (SKY Racing Team VR46) que saiu da pole position, perdeu muitas posições no arranque terminando a primeira volta na 14ª posição.
Na Frente Antonelli e Fenati, rapidamente conquistaram uma diferença para os seus perseguidores e à passagem da segunda volta, Romano Fenati, ultrapassou Niccolò Antonelli para assumir o comando da corrida.
Bastante atrasado estava nesta fase da corrida Joan Mir que saiu do 20º lugar, procurava escalar posições para conseguir sair do Japão com o titulo de Campeão, mas a chuva e o piso molhado, criavam a Mir a dificuldade de ascender a lugares cimeiros, com o líder do Mundial a realizar uma corrida muito aquém do que tem vindo a ser habitual esta temporada.
Na liderança da corrida , Romano Fenati, marcava um ritmo forte e descolava de Antonelli e a oito voltas do final tinha já 1,9s de vantagem para o piloto da Red Bull KTM Ajo, que via Marco Marco Bezzecchi (CIP) na terceira posição, aproximar-se rapidamente, trazendo na sua roda o japonês Tatsuki Suzuki (SIC 58 Squadra Corse) que rodava na quarta posição, enquanto Aron Canet, caia para a quinta posição.
Até final da corrida, Fenati manteve um ritmo forte, acabando por vencer de forma dominadora e relegando para a segunda posição Niccolò Antonelli a 4,146s, que alcançava assim o primeiro pódio da temporada
Já Marco Bezzecchi terminou no lugar mais baixo do pódio, totalmente italiano, com o piloto da CIP a conquistar o primeiro pódio da carreira de Moto3 a 5,013s de Fenati.
A fechar o top cinco deste GP do Japão, Tatsuki Suzuki foi quarto a 8,767s do vencedor, na frente de Aron Canet que foi quinto a 12,827s.
Nota ainda para Joan Mir que terminou 15ª ronda fora dos pontos, na 17ª posição, o que aconteceu pela primeira vez esta temporada.
Com estes resultados, Joan Mir continua na liderança com 271 pontos, mas viu encurtar a diferença para o segundo classificado de 80 para 55 pontos, já que Romano Fenati soma agora 216 pontos. Já Aron Canet está na terceira posição com 184 pontos.
A próxima ronda do campeonato é o GP da Austrália que terá lugar a 22 de outubro.
Classificação final