MotoGP: Johann Zarco bateu as Yamaha oficiais
Tal como já havia acontecido nos Grande Prémios de Espanha e da Catalunha, Johann Zarco aos comandos da Yamaha M1 da satélite Tech 3 bateu os pilotos oficiais, Maverick Viñales e Valentino Rossi. O piloto francês foi quinto e o melhor piloto privado no Grande Prémio da Áustria, enquanto Viñales e Rossi quedaram-se pela sexta e sétima posições, respetivamente.
Uma situação incómoda para o construtor de Iwata, isto apesar de Valentino Rossi já ter afirmado recentemente em público que tal situação não é preocupante. A verdade é que numa fase onde o campeonato está a ser discutido corrida a corrida estes sinais dados por parte das Yamaha oficiais não são os mais encorajadores. Isto num fim de semana onde até foi estreada em competição a nova carenagem da M1.
Contudo o problema não esteve na aerodinâmica, mas sim no pneu traseiro, que devido à sua falta de aderência impossibilitou tanto Rossi como Viñales de irem mais além na corrida. Este foi o mesmo problema, segundo Valentino Rossi, que já havia acontecido em Jerez de la Frontera e Barcelona, curiosamente as mesmas corridas onde o privado Zarco bateu o pé às M1 oficiais.
Para termos uma ideia das dificuldades dos dois pilotos da Yamaha no final da prova Maverick Viñales não escondeu que até para seguir o ritmo imposto por Johann Zarco foi “muito difícil”.