MotoGP: Erros estratégicos penalizadores para Johann Zarco

Por a 8 Agosto 2017 11:25

Desde o primeiro Grande Prémio da temporada que o bicampeão do mundo de Moto2 tem dado nas vistas na classe rainha, onde este ano está a fazer a sua estreia. Não obstante estar aos comandos de uma Yamaha M1 versão 2016, o piloto francês tem sido presença assídua nas primeiras posições e já subiu por uma vez ao pódio, logo no seu GP de França, para além de já ter também conquistado uma pole position, que foi obtida na catedral de Assen.

Apesar de continuar a ser o melhor estreante bem como o melhor piloto satélite em competição a verdade é que os últimos três Grandes Prémios não têm sido fáceis para Johann Zarco. Descontando o abandono por queda na ronda inaugural em Losail, o piloto gaulês registou nas últimas três corridas os seus piores resultados da época ao qual não deixam de estar inerentes alguns erros estratégicos, que derivam da sua falta de experiência em corridas ‘flag to flag’, aquelas onde devido às instáveis condições meteorológicas é possível trocar de moto.

No GP da Holanda os primeiros chuviscos que começaram a cair no circuito de Assen, durante a corrida, intimidaram Zarco, que parou nas boxes para trocar para uma moto com pneus de chuva numa opção que acabou por ser errada, pois a chuva parou. Para completar o ramalhete veio um ‘ride through’ por excesso de velocidade no pitlane que conduziu o gaulês para um modesto 14º posto numa corrida onde liderou durante 11 voltas.

Se em Assen, o piloto francês parou demasiado cedo e logo à primeira ameaça de chuva no último domingo em Brno aconteceu precisamente o contrário. O homem da Tech 3 foi o último a trocar para a moto com pneus para piso seco e já numa fase tardia. Ainda antes de parar e quando estava no comando Johann Zarco já tinha sido ultrapassado em pista por Marc Márquez, que foi dos primeiros a parar para a troca de moto.

Um erro crasso e que após a paragem atirou Zarco para fora dos lugares pontuáveis. O bicampeão do  mundo de Moto2 ainda conseguiu recuperar até ao 12º lugar, mas soube definitivamente a pouco. Pelo meio no Grande Prémio da Alemanha, em Sachsenring, quedou-se pela nona posição numa corrida onde o seu companheiro de equipa, Jonas Folger, foi segundo.

‘Dores de crescimento’ no meio do grande brilhantismo que já evidenciou em 2017, onde por mais do que uma vez não se deixou amedrontar e já teve despiques em pista com o consagrado Valentino Rossi, piloto a quem quer suceder na esfera da Yamaha segundo palavras do próprio Zarco. Veremos se no Red Bull Ring este tímido francês fora da pista regressa à ‘velha forma’ e continua a impressionar tudo e todos.

author avatar
Alexandre Melo
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x