SBK: Dorna pensa em terminar com sistema da grelha invertida
Para a temporada de 2017 do Mundial de Superbikes a Dorna, entidade promotora do campeonato, decidiu para a segunda corrida de cada ronda inverter as três primeiras linhas da grelha, tendo em conta o resultado da primeira contenda.
Assim os três primeiros classificados da primeira corrida partem da terceira linha, enquanto os pilotos que ficam entre a quarta e sexta posições saem da primeira linha ao passo que os classificados entre a sétima e nona posições ficam na segunda fila da grelha.
Porém este sistema não tem provocado os resultados desejados, pois tanto a Kawasaki como a Ducati continuam a dominar os acontecimentos em detrimento dos outros construtores também presentes na competição.
Como tal a Dorna já pensa em eliminar este sistema no futuro, numa fase em que se estão a estudar medidas para tornar as corridas mais interessantes.
“Esperávamos mais do sistema de inversão da grelha de partida. Penso que vimos alguns bons resultados em Aragão, Imola e Misano, mas no restante das corridas nas primeiras voltas os pilotos de topo rapidamente chegaram à frente. Acho que esta situação deve-se à diferença que existe entre os pilotos. Caso não se verificasse esta situação iríamos assistir a diferentes cenários. No final da época vamos analisar os resultados deste sistema e logo veremos se continuará em vigor em 2018”, referiu o responsável da Dorna, Daniel Carrera em declarações ao site ‘Motorcycle News’.