Indian Chief Classic – Uma Cruiser de estilo inconfundível

Por a 7 Julho 2017 16:59

Indian Motorcycles – Since 1901

Para os motociclistas em geral as cruisers , low riders ou easy riders, de posição de condução descontraída com os pés para diante e os seus grandes motores V-Twin, motos compridas com longas distâncias entre eixos, sempre tiveram a sua magia e e um enorme clube de seguidores.

Claro que neste segmento a marca Harley Davidson é incontornável, símbolo de rebeldia e do poder da indústria americana, mas podemos afirmar hoje em dia de que já não está sozinha no mercado.

Uma das marcas que também avançou para disputar este segmento de mercado foi a Victory, pertencente à Grupo Polaris. No entanto e após praticamente uma década de esforços a Victory viu-se obrigada a fechar portas.

No entanto a Polaris tinha mais um trunfo na manga, pois paralelamente tinha investido e revitalizado a marca Indian , famosa por disputar victórias nas fantásticas pistas de Board Track Racing, ovais feitas com tábuas de madeira, onde corriam Harleys e Indians, motos feitas específicamente para essa competição e que nem embraiagem tinham.

Em 2017 a Indian afirma-se finalmente como uma séria competidora no sector das grandes cruisers, com o seu famoso e histórico modelo Classic Chief, modelo que nasceu nos anos 20 e fez furor nos anos 40 nos Estados Unidos, quando montava um quadro superior aos da Harley e alcançava velocidades na ordem dos 160Kmh na versão preparada. Em 1953 o motor da Indian Chief passou a ter 1.300cc mas o seu sucesso foi gradualmente caindo deixando de ser fabricada em 1953.

Várias tentativas existiram de recuperar a marca Indian inclusivamente utilizando base Royal Enfield mas todas falharam até que em 1999 se formou a Indian Motorcycle Company of America, um consórcio de 9 empresas distintas e começaram a produzir Chiefs em Guilroy na California, nessa altura com motores S&S.

Novamente em 2003 a Indian voltou a falir e só em 2006 fruto de investimento de um fundo financeiro se recuperou novamente a marca começando a fabricar a Indian Chief em números muito reduzidos. Em 2011 a Polaris decidiu comprar a Indian e desde 2013 anunciou a produção de novas unidades, ao melhor estilo Indian, e com motores Thunder Stroke 11 V-Twin.

Desde 2014 que a Indian tem vindoa diversificar a sua gama com diferentes versões da sua Chief e com a nova Scout com motor de 1.133cc de refrigeração líquida.

Várias versões da Chief com diferentes acabamentos tem também surgido como as Chief Classic, Chief Vintage e Chieftain em 2014 e mais recentemente a Cief Dark Horse e a RoadMaster Classic.

The Indian Chief Classic

A Indian Chief Classic é uma cruiser tradicional americana com todos os atributos que estamos habituados a ver nas grande motos V-Twin americanas, com linhas clássicas e guarda lamas envolventes a parecerem quase com grandes e antigas locomotivas onde uma vez sentados nos sentimos confortáveis naquela posição quase junto ao chão e onde com as pernas dobradas os pés assentam perfeitamente no chão.

Com um comprimento considerável e uma distância entre eixos de 1.730mm a Chief Classic afirma-se pela sua imponência e dimensão dos seus 357 Kg., peso que a Chief Classic sabe disfarçar de forma surpreendente.

Para arrancar a Chief não existe chave nem botão no punho. A chave ou transponder fica no bolso do condutor e a Chief arranca com a pressão de um botão na consola do depósito, onde alguns dos indicadores e manómetros também se situam.

O V-Twin de 1.811cc arranca com facilidade e sem grande vibração pois o motor está equilibrado e tem um trabalhar suave e sem balanços. A montagem do motor no quadro da Chief também foi realizada de forma a evitar vibrações na moto aumentando assim o seu conforto.

Não se conhece a potência máxima do motor da Chief mas o seu torque anunciado é de uns impressionantes 161.6 Nm às 3.000rpm valor que transforma a a Chief num verdadeiro dragster a baixa rotação e no pára arranca, tudo feito em enorme suavidade e sem esforço, garantem.

A nível da travagem a Chief conta com ABS de série e pinças de 4 embolos e discos de 300mm que para parar os seus 357Kg obriga a aplicar-nos nos dois em simultâneo.

O facto da Indian Chief Classic não ter qualquer proteção ao vento aumenta a nossa experiência de contacto com a natureza e a sensação é de enorme liberdade. O seu depósito de cerca de 20 litros apenas dá para percorrer cerca de 200 kms o que obriga a paragens mais frequentes e sempre bem vindas e assim percorrermos longas distâncias confortavelmente e com tranquilidade.

Ninguém fica indiferente a uma Indian Chief. É uma moto com um carisma impressionante e um legado histórico que faz inveja a qualquer marca mesmo até à sua rival mais próxima.

Esperamos em breve poder relatar-vos da nossa experiência aos comandos de uma Chief e realizar um ensaio que nos permita transmitir todas as nossas sensações a bordo de uma das cruisers mais emblemáticas do momento.

FICHA TÉCNICA

MOTOR

MOTOR TIPO THUNDER STROKE™ 111
CILINDRADA 1811 CC
DIÂMETRO X CURSO 101MM X 113MM
TAXA DE COMPRESSÃO 9.5:1
SISTEMA DE INJECÇÃO ELECTRÓNICA DE COMBUSTÍVEL SISTEMA DE INJECÇÃO ELECTRÓNICA DE COMBUSTÍVEL (EFI)/ DIÂMETRO 54MM

RENDIMENTO

BINÁRIO MÁXIMO (RPM) 2100 RPM
BINÁRIO MÁXIMO (95/E/1/EC NM) 135 NM

TRANSMISSÃO

TRANSMISSÃO PRIMÁRIA CÁRTER HÚMIDO
EMBRAIAGEM DISCOS EM BANHO DE ÓLEO

CHASSIS

SUSPENSÃO DIANTEIRA- TIPO/CURSO FORQUILHA TELECÓPICA 119MM / 46MM CARTUCHOS COM MOLAS DE DUPLA DUREZA
SUSPENSÃO TRASEIRA- TIPO/CURSO MONO AMORTECEDOR / 94 MM
TRAVÃO DIANTEIRO DUPLO DISCO FLUTUANTE / PINÇA DE 4 PISTÕES/ 300 MM COM ABS
TRAVÃO TRASEIRO DISCO FLUTUANTE / PINÇA DE 2 PISTÕES / 300 MM
PNEU DIANTEIRO DUNLOP® ELITE 3 130/90B16 73H
PNEU TRASEIRO DUNLOP® AMERICAN ELITE 180/65B16 81H
RODAS DIANTEIRA 16” X 3,5” E TRASEIRA 16” X 5”
SISTEMA DE ESCAPE DUPLA SAÍDA DE ESCAPE

DIMENSÕES

COMPRIMENTO 2630 MM
LARGURA (INTERNACIONAL) 1000 MM
ALTURA 1176 MM
PESO (DEPÓSITO CHEIO/VAZIO) 341 KG / 357 KG
TARA BRUTA DO VEÍCULO (GVWR) 573 KGS
ALTURA DO ASSENTO 660 MM
ANGULO DE INCLINAÇÃO 31°
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1730 MM
DISTÂNCIA AO SOLO 140 MM
INCLINAÇÃO 29°
AVANÇO 155.0 MM
CAPACIDADE DE COMBUSTÍVEL 20,8 L

STANDARD

EQUIPAMENTO STANDARD ABS, CHASSIS EM ALUMÍNIO COM ENTRADA DE AR INTEGRADA, CRUISE CONTROL, ARRANQUE SEM CHAVE, SISTEMA DE LUZES, ASSENTOS EM COURO GENUÍNO.

SISTEMA ELÉTRICO

FUNÇÕES GRUPO DE INSTRUMENTOS INCLUi CONTA QUILÓMETROS ELECTRÓNICO INSTALADO NO DEPÓSITO, COM INDICADO PARCIAL TACÓMETRO DIGITAL, CONSUMOS INSTANTÂNEOS E MÉDIOS, AUTONOMIA, CONSUMOS MÉDIOS, RELÓGIO, TEMPERATURA AMBIENTE, INDICADOR DA MUDANÇA DE DIREÇÃO, PRESSÃO DOS PNEUS DIANTEIRO E TRASEIRO, NÚMERO DE HORAS DE UTILIZAÇÃO, VELOCIDADE MÉDIA, VOLTAGEM DA BATERIA, LEITURA COM CÓDIGOS DE ERROS DO MOTOR, NÍVEL DE POTÊNCIA DOS PUNHOS AQUECIDOS (DESDE QUE INSTALADOS) E AINDA 9 LUZES INDICADORAS “LED”: CRUISE CONTROL ACIONADO, CRUISE CONTROL, CONFIGURAR CRUISE CONTROL, PONTO MORTO, MÁXIMOS, MUDANÇA DE DIRECÇÃO, ABS, VERIFICAR MOTOR, BATERIA, NÍVEL DE COMBUSTÍVEL ELECTRÓNICO COM LUZ LED, PRESSÃO DE ÓLEO, DESIGNAÇÃO EM KM/H OU MPH

CORES:

PVP: Indian Chief Classic 23.650 euros

 

Galeria


author avatar
Pedro Rocha
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Relacionadas
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x