Moto Guzzi 1100 Sport da Moto Studio

Por a 5 Julho 2017 16:23

A Moto Guzzi 1100 Sport dos anos 90 é uma moto fantástica que apenas sofre de um pequeno problema – “obesidade”.  Com um peso perto dos 230 kg a Guzzi não era uma moto fácil de pilotar, no entanto aqueles que o faziam não tinham dúvidas em afirmar que a Guzzi 1100 Sport era uma das melhores motos desportivas da altura.

E uma das razões para o seu comportamento tão sólido era o design do seu quadro, concebido por John Wittner, constituído por um simples rectângulo que unia a caixa de direção e o ponto de apoio do braço oscilante e incorporava a montagem para a suspensão monoshock. O pesado V-Twin de orientação longitudinal também contribuía para a resistência do quadro e para toda a rigidez do conjunto formando uma excelente plataforma para qualquer atelier de transformação conceber um novo projecto a partir do mesmo.

A equipa do Moto Studio tinha precisamente no seu espaço uma Moto Guzzi 1100 Sport sobre a qual ao longo dos tempos tinham vindo a pensar desenvolver um novo projecto tendo sempre em mente de como retirar peso à moto e tentando acoplar um tipo de suspensão que o próprio Wittner poderia ter usado no ano de 1995 se a mesma tivesse sido inventada nessa altura.

O quadro original estava em muito bom estado pela que a equipa do Moto Studio decidiu usá-lo tal como é., no entanto um sub-quadro em alumínio foi acoplado para diminuir peso e adaptado um amortecedor Öhlins TTR4 retirado de um Lola de competição Indy. O depósito original assim como os guarda lamas, tampas e escapes foram colocados de lado e a equipa começou de imediato a desenhar novos elementos em fibra de carbono o que obrigou a um trabalho minucioso de construção de moldes no início.

A suspensão dianteira foi também substituída por uma invertida da Öhlins modelo Road & Track e o painel de informação foi também substituído por um mais moderno da Motogadget.

No resultado final conseguiu-se diminuir em cerca de 45 Kg o peso inicial da moto e o design final ilustra bem aquilo que hoje em dia se procura numa moderna Café Racer – leve, rápida, de linhas mais cativantes e agressivas que aquelas da moto original e com um desempenho à altura do seu aspecto exterior.

 

author avatar
Pedro Rocha
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x