AMA SX: Ryan Dungey vence e regressa ao comando do campeonato
Teve contornos dramáticos a 16º ronda do AMA Supercross, que teve lugar no MetLife Stadium em East Rutherford. Na luta pelo campeonato Eli Tomac e Ryan Dungey prometiam um grande espectáculo e não defraudaram as expectativas.
O primeiro grande momento deu-se no início da corrida quando o então líder do campeonato, Eli Tomac, sofreu uma queda quando seguia na primeira posição. Este foi o início de uma pesadelo para o piloto da Kawasaki, que mais tarde viria a ter problemas na sua moto terminando a corrida apenas em oitavo. Um resultado inesperado para um piloto que desde a sexta ronda que não terminava abaixo de segundo.
Perante os problemas de Eli Tomac, pensava-se que Ryan Dungey teria o caminho facilitado para regressar ao comando do campeonato, mas nada decorreu dessa forma. O piloto da KTM contou com a forte réplica do seu companheiro de equipa, Marvin Musquin, que viu ontem ser anunciada a renovação do seu contrato até 2019.
Tudo ficou apenas decidido na última volta quando Musquin cometeu um pequeno erro e entregou de bandeja o primeiro lugar a Ryan Dungey, que assim somou a terceira vitória do ano e mais importante do que isso recuperou o comando do campeonato. Numa fase em que falta apenas disputar uma ronda para a conclusão da época de 2017, Ryan Dungey e Eli Tomac estão separados por nove pontos pelo que tudo pode ainda acontecer como demonstrou a corrida de ontem à noite. Nota ainda para Jason Anderson, que pelo terceiro evento consecutivo ficou em terceiro. O piloto da Husqvarna foi forçado a uma recuperação, depois de ter sofrido uma queda no início da corrida e quando estava no primeiro posto.
A 17º e última ronda da presente temporada do AMA Supercross decorrerá no próximo sábado no Sam Boyd Stadium em Las Vegas.