MotoGP: Efrén Vázquez anuncia retirada
Piloto que competiu no Mundial de MotoGP entre 2007 e 2016, Efrén Vázquez, anunciou a sua retirada após a falta de apoios ter impedido a sua continuidade no mais importante campeonato de motociclismo de velocidade no mundo.
“Não contava nem com 5% ou 10% do apoio económico necessário para montar um projecto que dê garantias. E como se costuma dizer sem dinheiro não se faz nada. Não foi uma decisão minha, mas sim porque em termos económicos não conseguimos ter a quantia necessária para continuar a competir”, explicou o espanhol.
Vázquez não escondeu também ter uma “espinha encravada” por não ter sido o próprio a decidir o momento em que pendurou o capacete e as luvas. “Podia ter demonstrado que ainda tinha pela frente alguns anos ao mais alto nível no Mundial de Moto2 sem nunca saber se esse seria o limite. Cheguei até onde foi possível. Sinto um pouco de pena, mas estou contente com aquilo que consegui. É muito mais do que aquilo que poderia imaginar”, concluiu.
Durante as suas nove épocas no Mundial, Efrén Vázquez que ainda competiu nas antigas 125cc obteve o seu melhor desempenho em 2014, ano em que competiu em Moto3. Aos comandos de uma Honda da SaxoPrint-RTG o basco conseguiu as suas duas únicas vitórias no Mundial ao qual juntou sete pódios e uma pole position, terminando a época no quarto lugar. O ano passado estreou-se em Moto2, mas apenas marcou presença nos três primeiros Grandes Prémios da época. A sua passagem pela categoria intermédia do Mundial ficou ainda marcada pela queda que sofreu no Grande Prémio das Américas e que deixou algumas lesões, impossibilitando a sua presença na corrida.