Dakar 2017, etapa 12: Gerrad Farrés e Van Beveren vencem tirada e Gonçalves é 5º
Gerar de Farrés e Adrien Van Beveren que lutavam pelo terceiro lugar na derradeira etapa do Dakar, realizaram o melhor tempo nos últimos 64 quilómetros cronometrados da prova. Um empate no topo da tabela de tempos desta derradeira etapa da prova que permitiu ao piloto espanhol garantir o lugar mais baixo do pódio.
Na terceira posição terminou o vencedor das duas últimas etapas, Joan Barreda, que gastou mais 18 segundos que o duo vencedor desta etapa, enquanto na quarta posição ficou Matthias Walkner a 33s, selando assim a segunda posição na classificação geral.
Paulo Gonçalves voltou a estar em destaque ao realizar o quinto melhor tempo nesta última especial do Dakar a 1m25s dos vencedores da etapa, acabando por ser o melhor português nesta edição do Dakar.
O piloto português da Honda terminou esta derradeira etapa da grande maratona sul americana na frente do vencedor do Dakar 2017, Sam Sunderland que foi sexto a 1m42s do mais rápido
Quanto aos restantes português, Hélder Rodrigues , realizou o 16º tempo a 4m02 dos primeiros, enquanto Joaquim Rodrigues foi 20º a 5m13s e Gonçalo Reis 22º a 5m40s . Por seu lado Fernando Sousa Jr, conclui esta última etapa do Dakar na 38ª posição, enquanto Fausto Mota foi 57º, Rui Oliveira 72º, Mário Patrão 91º e Pedro Bianchi Prata 94º.