África Eco Race: Didier Frederico mantém nono lugar, Alexandre Azinhais regressa amanhã
A caminho do seu final no próximo sábado em Dakar, a capital do Senegal, a nona etapa do África Eco Race hoje realizada contou com pouco mais de 390 quilómetros de sector selectivo na ligação entre Azougui e Akjoujt num dia onde novamente as dunas e a navegação foram de especial importância na definição do resultado da jornada.
Depois de ter ficado com a responsabilidade de defender a solo as cores da Albufeira Racing Team no arranque para a especial por força do abandono de Alexandre Azinhais, Didier Frederico fechou a etapa na sétima posição reforçando desta forma o nono posto na classificação geral da prova.
Ao chegar ao acampamento em Akjoujt, Didier Frederico recebeu ainda a noticia de que amanhã voltará a ter em companhia de Alexandre Azinhais nas pistas da Mauritânia, situação possível depois do algarvio ter encontrado forma de colocar um novo motor na sua moto para continuar em prova mesmo penalizado e sem qualquer objetivo na classificação final.
“Consegui encontrar um motor para colocar na minha moto e amanhã vou estar de novo na linha de partida da especial. Naturalmente que vou sofrer a devida penalização que o regulamento define, mas mais importante será tentar ajudar o Didier em caso de necessidade e chegar ao Lago Rosa no sábado. São esses os meus dois objectivos no momento”, afirmou Alexandre Azinhais.
Quanto aos restantes portugueses, João Pós de Mina e Sérgio Castro obtiveram a 15ª e 16ª posições, respetivamente, enquanto na classificação geral mantiveram o 16º e 17º lugares. Já a vitória na etapa ficou para o líder Gev Sella, que pela quarta vez superiorizou-se à restante concorrência e alargou a sua vantagem no topo da corrida.
Amanhã a etapa terá início e final em Akjoujt, perfazendo um total de 423 quilómetros de setor selectivo com pistas rápidas, dunas e zonas de pedra a serem obstáculos de respeito.