Moto2, Miguel Praia: “Miguel Oliveira tem feito um trabalho notável”
Miguel Oliveira estreou-se esta época em Moto2, onde representa as cores da Leopard Racing. Numa categoria bastante competitiva, o piloto português é neste momento o melhor estreante no campeonato pese embora não ter pontuado nas últimas duas provas.
Num período onde o Mundial caminha para o seu fim, faltam apenas cinco corridas para o final da época, o MotoSport esteve à conversa com o antigo piloto do Mundial de Supersport e comentador da SportTV, Miguel Praia, sobre o que tem sido a época de estreia do vice-campeão do Mundo de Moto3 entre as 600cc. “O Moto2 é uma categoria muito ingrata. Existem circuitos que o Miguel vai visitar pela primeira vez com esta moto juntamente com a sua estrutura técnica, que do lado do Miguel são também eles inexperientes nesta moto e categoria. Dependendo da sua pilotagem, confiança e modo como está a decorrer o fim de semana, o Miguel tem corridas em que está mais próximo dos dez primeiros e consegue mesmo entrar dentro desse lote. Agora acho que pela sua experiência temos de comparar com aquilo que é comparável. E isto passa por perceber o que estão a fazer os estreantes e em comparação com o Miguel Oliveira”.
No entender de Miguel Praia, o piloto da Leopard Racing está a fazer um “trabalho notável porque está a ser o melhor estreante e está a aprender na categoria que é na atualidade do motociclismo internacional a mais competitiva devido à quantidade de talento que existe.Não podemos comparar o Miguel com um Sam Lowes, que já foi campeão do Mundo de Supersport e está há três anos nesta categoria, ou com um Johann Zarco que está praticamente em Moto2 desde que esta categoria existe”.
Por isso, Praia considera que as “dificuldades que têm existido acabam por ser absolutamente normais. O Miguel precisa de tempo e da nossa compreensão porque tem muito menos informação e quilómetros acumulados em comparação com os pilotos mais experientes. A experiência neste campeonato conta muito”.