FIM CEV aquece asfalto de Portimão
No segundo dia de presença em pista as cerca de oito dezenas de pilotos que marcam presença no Autódromo Internacional do Algarve com vista à participação na sexta prova do FIM CEV 2016 cumpriram hoje o segundo dia de treinos livres e mais uma vez todas as equipas e pilotos aproveitaram para continuar a preparar a fase final da época depois de uma longa paragem de quase dois meses.
Naquela que é a terceira época consecutiva em que o FIM CEV tem uma prova no Autódromo Internacional do Algarve, todos os títulos estão ainda em aberto, destacando-se o mundial Moto3 Júnior onde lidera Lorenzo Dalla Porta com uma vantagem de 36 pontos sobre o seu mais directo adversário, ele que foi recentemente contratado pela Sky VR46 para ocupar o lugar de Romano Fenati no mundial de Moto3 e por isso poderá mesmo ficar impossibilitado de discutir o título na categoria.
Com vantagem clara face aos adversários está o sul-africano Steven Odendaal. Igualmente com experiência mundialista o piloto da AGR tem 48 pontos de vantagem na tabela do Europeu de Moto2 e bastará que deixe Portimão com mais dois pontos face a Alan Techer, o segundo na tabela, para assegurar o título final mesmo com duas corridas no calendário depois da ronda algarvia.
Nas Superbike será certamente o duelo entre Carmelo Morales e Max Scheib a animar o fim-de-semana e as duas corridas da classe. O espanhol da Yamaha Laglisse tem apenas sete pontos de vantagem face ao chileno da BMW Targobank e a regularidade do sul-americano tem valido protagonismo na temporada que começou da pior forma para Morales ao ser forçado abandonar na primeira corrida do ano. Num fim-de-semana onde não estará Santi Barragán devido a lesão também Alejandro Medina poderá ajudar a baralhar as contas na classe reservada ás motos de maior cilindrada neste campeonato.
Nota ainda para os dois portugueses que vão estar em pista, Tiago Magalhães e Ivo Lopes, com o primeiro a ser o actual terceiro classificado entre os privados presentes nas Superbike e Ivo Lopes a liderar mesmo entre as Superstock 600, que correm em conjunto com as Moto2. Ambos querem aproveitar ao máximo o superior conhecimento do traçado algarvio para assinarem prestações de relevo.
Depois destes dois dias de preparação e regresso à actividade após a paragem de Verão os pilotos do FIM CEV cumprem amanhã as sessões de treinos cronometrados – duas para cada classe – que irão definir as grelhas de partida para as cinco corridas agendadas para o dia de domingo. As temperaturas mais elevadas previstas para amanhã e também para o dia seguinte poderão ser um adversário extra para toda a caravana, que hoje enfrentou os mais de quatro quilómetros do Autódromo Internacional do Algarve com temperaturas igualmente quentes mas com um ligeiro manto de nuvens e uma leve brisa a ajudarem a refrescar um pouco os pilotos.