MotoGP: Sistema de comunicações piloto/equipas pode ser introduzido
Apesar das diversas evoluções que o motociclismo tem tido nas últimas décadas, a verdade é que existe um aspecto que sempre permaneceu no Mundial de MotoGP a proibição de comunicação entre equipas e pilotos através de um rádio. No entanto com os recentes acontecimentos do chuvoso Grande Prémio da Alemanha, em Sachsenring, onde diversos pilotos ficaram às ‘aranhas’ em relação ao momento em que deviam de parar para trocar de moto ou qual as escolhas dos concorrentes, a Direcção de Corrida está a pensar em arranjar uma solução para a comunicação entre pilotos e equipas.
Ao que tudo indica o sistema pensado passa pela utilização de um sistema de mensagens que permite aos responsáveis que estão no muro das boxes comunicar com os pilotos através do painel de instrumentos que está na moto. Os elementos das equipas iriam ter à sua disposição cerca de 20 a 25 tipos de mensagens que poderiam passar aos pilotos, onde se incluem informações sobre a distância para os pilotos que rodam à frente ou atrás bem como os mapas de motor que devem ser utilizados. Outra ideia que também paira é a possibilidade destes dados serem disponibilizados à realização da transmissão televisiva à semelhança do que acontece na Fórmula 1 com as mensagens de rádio.
O ensaio deste sistema poderá ocorrer ainda este ano, nas três rondas fora da Europa: Japão, Austrália e Malásia, que vão ocorrer entre 16 e 30 de outubro.