Toni Bou, o ‘Sr. Trial’
Falar de Trial é falar inevitavelmente de Toni Bou. O piloto da Montesa-Honda tem somado títulos atrás de títulos, sendo o grande dominador da especialidade nos últimos nove anos. Nascido a 17 de outubro na pacata vila de Piera na Catalunha, Antoni Bou de seu nome alcançou o seu primeiro título em 1999, quando venceu com 12 anos o Campeonato Espanhol de Trial na categoria de Cadetes. Dois anos mais tarde venceu o Nacional de Espanha Júnior.
Em 2002 Bou deu o salto para o Europeu de Trial sendo o ´Rookie do Ano’. Foi um presságio para o título que viria a chegar no ano seguinte. O piloto espanhol aos comandos de uma Beta conquistou até ao momento o seu único título europeu, tendo batido Taddy Blazusiak, piloto que mais tarde fez história no SuperEnduro ao vencer por seis vezes consecutivas o título mundial. Neste mesmo ano o piloto de Piera estreia-se no Mundial de Trial Indoor, onde não foi além de um modesto 13º lugar.
Depois de uma época de 2005 modesta, Bou alcançou em 2006 o seu primeiro triunfo no Mundial de Trial ao qual juntou o seu primeiro título nacional espanhol de Outdoor. Para a temporada seguinte o piloto espanhol assinou pela Repsol Montesa Honda, dando início a uma parceria de sucesso que dura até aos dias de hoje. Logo no seu ano de estreia com as cores da marca nipónica Bou venceu pela primeira vez e na mesma época o Mundial de Trial de Outdoor e Indoor, igualando um feito que tinha sido apenas conseguido pelo lendário Dougie Lampkin, Marc Colomer e Adam Raga.
Foi o início de um legado que tem sido construído ano após ano. Desde a distante época de 2007 apenas Toni Bou se sagrou campeão do Mundo de Trial Outdoor e Indoor. Nove títulos nas duas especialidades, colocam o piloto da Montesa como o homem com mais ceptros mundiais no currículo, superando Jordi Tarrés e Dougie Lampkin. E ao que parece a contagem não irá ficar por aqui.
Entre este extraordinário percurso de Bou um dos grandes destaques vai para o facto de ter vencido 28 provas consecutivas na competição indoor. Uma marca extraordinária que foi apenas interrompida na ronda de Marselha em 2015. E quem bateu Toni Bou? Pois claro, Adam Raga o seu rival de sempre.
O rolo compressor do piloto espanhol estendeu-se também aos Nacionais de Espanha, onde leva seis títulos a nível outdoor e cinco em termos indoor. A cereja no topo do bolo é o facto de nos últimos 11 anos Bou ter feito parte da formação espanhola que venceu o prestigiado Trial das Nações. Todo este percurso com apenas 29 anos.
Já esta época depois de ter perdido para Adam Raga a primeira ronda do Mundial de Trial Indoor, o piloto da Montesa respondeu com um triunfo, em Barcelona, naquela que foi a sua 10ª vitória no mítico Palau Sant Jordi. Com duas provas para completar o campeonato, Bou está na frente a par com Adam Raga, pelo que tudo está em aberto para um 10º título mundial consecutivo.
“Nove títulos nas duas especialidades fazem de Bou o homem com mais ceptros mundiais”
Foi o início de um legado que tem sido construído ano após ano. Desde a distante época de 2007 apenas Toni Bou se sagrou campeão do Mundo de Trial Outdoor e Indoor. Nove títulos nas duas especialidades, colocam o piloto da Montesa como o homem com mais títulos mundiais no currículo, superando Jordi Tarrés e Dougie Lampkin. E ao que parece a contagem não irá ficar por aqui.