Stefan Everts, a lenda do motocross
Stefan Everts uma das maiores lendas que a modalidade já conheceu regressou este ano ao Mundial. 24 anos após ter conquistado o seu primeiro e único título mundial de Motocross com a Suzuki, Stefan Everts regressou à marca nipónica, mas desta feita no papel de chefe de equipa. O 10 vezes campeão do Mundo é o responsável máximo dos programas oficiais da Suzuki na categoria MXGP, MX2 e ainda do Campeonato Europeu de EMX250.
O belga trabalha em conjunto com o seu compatriota Sylvain Geboers, nome há muito associado à Suzuki, e também conta com o importante contributo do seu pai, Harry, também ele antigo campeão do Mundo de Motocross.
Conheça melhor a lenda belga do Motocross que nasceu no dia 25 de novembro de 1972 em Bree.
-Total de dez títulos mundiais: quatro em MXGP, dois em 500cc, três em 250cc e um em 125cc.
– Piloto com maior número de triunfos no Mundial de Motocross, 101.
-A par de Eric Geboers são os únicos pilotos a vencer títulos em três categorias.
-No ano de 2003, em Ernee, venceu o Grande Prémio de França em MXGP, 650cc e 125cc.
-É o único piloto que conquistou títulos mundiais pelos quatro construtores japoneses: Suzuki, Kawasaki, Honda e Yamaha.
-Foi considerado por cinco vezes o Desportista Belga do Ano.
Sylvain Geboers, o ‘Sr. Suzuki’
Falar da presença da Suzuki no Mundial de Motocross é falar ao mesmo tempo de Sylvain Geboers. Este belga foi um dos principais pilotos no Mundial no final da década 60 e início da década de 70, tendo vencido 14 Grandes Prémios. Para além destes triunfos foi em 1969 e 1970 vice-campeão do Mundo de 250cc.
Depois de pendurar o capacete, Geboers foi o responsável máximo da Suzuki no Mundial de Motocross, tendo passado pela sua mão alguns dos pilotos que maior sucesso tiveram na modalidade. Em 2016, Geboers vai iniciar um novo capítulo da sua vida ao liderar em conjunto com outra lenda da competição, Stefan Everts, os destinos da Suzuki.
Fique com alguns dos marcos do percurso desta grande figura do motocross mundial:
-Em 1971 venceu o Trans-AMA Motocross Championship com a Suzuki RM Suzuki
-Venceu por duas vezes o Motocross das Nações e por quatro vezes o extinto Troféu das Nações
-Enquanto chefe de equipa da Suzuki projetou nomes como Georges Jobe, Greg Albertyn, Stefan Everts e o seu irmão, Eric Geboers
“Uma das maiores lendas do motocross ”
Stefan é o filho do tetra-campeão mundial de motocross nos anos 70,Harry Everts (campeão em 1975, 1979,1980 e 1981) e aprendeu a andar de moto aos quatro anos, estreando no campeonato mundial de 125 aos dezassete. Dois anos depois se tornava o campeão mundial da categoria, passando por várias outras até completar dez títulos mundiais e 101 vitórias em corridas.
Conhecido pelo estilo suave de pilotagem que dava a impressão de correr sem fazer esforço, conseguia manter-se de pé na moto por muito mais tempo que os outros pilotos, inclusive nas curvas mais complicadas.
Graças ao seu controlo excepcional abordava as curvas, num ritmo maior que os seus adversários, o que lhe permitia tirar maior partido da moto. Mesmo nas 125cc e 250cc dois tempos do seu inicio de carreira.
Já nos últimos anos de sua carreira, Stefan se valeu de toda a experiência adquirida para mostrar uma consistência impressionante, com pouquíssimos erros.